Vantagens e desvantagens de ter um MEI

Enquanto algumas pessoas acreditam que o MEI é uma das melhores modalidades para os empreendedores que estão no início da carreira, outras negam e afirmam que há outros regimes semelhantes ou melhores.

Afinal, vale ou não vale a pena ter um MEI? Na verdade, é importante ressaltar que, assim como qualquer outra modalidade de negócios, o MEI possui as suas vantagens e desvantagens.

E conhecer cada uma delas pode fazer toda a diferença no futuro de um negócio.

É claro que o MEI não possui apenas pontos fortes, mas isso não significa que ele também não possua vantagens e benefícios totalmente exclusivos.

E se você quer montar uma empresa, seja uma agência de marketing, escritório de contabilidade, indústria de ímã de ferrite, entre qualquer outro segmento, e está pensando se deve ou não aderir um MEI, nós elaboramos este post para te mostrar os principais pontos positivos e negativos do MEI.

Quer saber mais sobre as suas principais vantagens e desvantagens? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Principais vantagens se ter um MEI

Primeiro de tudo, confira nas próximas linhas as maiores vantagens de ter um MEI para o seu negócio:

Tributação simplificada e reduzida

Um dos benefícios mais visíveis do programa é que a tributação funciona de forma bem simples.

O valor dos impostos são fixos e definidos de acordo com a atividade desempenhada.

Isso significa que uma prestadora de serviços irá pagar uma taxa diferente de uma loja de  grama sintética decorativa, por exemplo.

Aposentadoria e direitos trabalhistas garantidos

Outra das vantagens do MEI é que o empreendedor proprietário tem direito acesso a uma série de benefícios, como a licença maternidade, auxílio-doença, entre outros que vão de acordo com as necessidades do empreendedor.

Assessoria contábil gratuita por um ano

Além disso, o MEI também possui, a partir do momento da abertura da empresa, uma assessoria contábil gratuita no período de no máximo um ano.

Essa assessoria é dada em parceria com a Federação Nacional dos Contadores (FENACON), que por sua vez, oferece o serviço até a primeira entrega da Declaração Anual do Simples Nacional.

Principais desvantagens se ter um MEI

Agora que você já conhece os benefícios do MEI, vamos ver agora quais são os seus principais pontos negativos

Custo alto para fechamento ou alteração da empresa

Um dos custos que poucas pessoas falam é os valores gastos ao realizar o fechamento do negócio, ou até mesmo alterar a empresa para outro regime.

Além disso, os processos para a solicitação e desenvolvimento desses objetivos também são burocráticos.

Contribuição Tributária Fixa

Para muitos empresários que estão no início da carreira, uma tributação fixa pode ser um grande desafio.

Ou seja, se uma empresa de etiqueta código de barras não teve renda em determinado mês, ela ainda é obrigada a realizar o pagamento dos impostos.

Aposentadoria Limitada

Por fim, outra desvantagem de ter um MEI é que, só pode ser solicitada a aposentadoria por tempo de serviço ou invalidez.

Além disso, o valor da aposentadoria é de um salário mínimo.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens de ter um MEI, o que achou dessa modalidade? Vale a pena? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.