Saiba como a falta de organização afeta seu negócio

Em sentido literal, a palavra organização é definida como uma empresa. Mas também pode ser compreendida como o ato de organizar, que é dar determinada ordem a; dispor de forma ordenada; arrumar.

Ao combinar os dois significados, temos uma empresa que, para crescer de forma sustentável, precisa ser organizada.

Para tal, a gestão deve ser estruturada e pautada nos pilares-base do negócio, focando em seu desenvolvimento e entrega ao consumidor.

Imagem por @master1305 / freepik

Mas esta não é uma atividade simples para muitos, principalmente em empresas pequenas e médias, nas quais o gestor também acumula funções operacionais.

Entretanto, o foco deveria estar na organização, uma vez que a falta dela pode comprometer o funcionamento do negócio. É o que revela um estudo do SEBRAE em que 6 em cada 10 empresas não chegam ao quinto ano pela ausência de uma gestão eficiente e um planejamento adequado.

Em contrapartida, 34% dos negócios ativos reforçam que a gestão eficiente é o principal combustível.

E não para apenas no âmbito interno. A desorganização gera problemas tanto para o seu negócio quanto para o seu cliente — que não consegue ter o que desejava —, os custos para a resolução de problemas aumentam, os processos internos demandam mais tempo e a taxa de produtividade diminui drasticamente.

Para ficar no time das empresas abastecidas e robustecidas, é recomendado iniciar um plano focado em ações a curto, médio e longo prazo.

No momento inicial, desenhar os processos internos de cada área, direcionando os colaboradores em seus afazeres diários, com mais foco e metrificação dos resultados.

“Quanto maior for a nossa consciência sobre o todo, mais nossas ações beneficiarão esse todo.” A frase de Peter Senge, autor sobre pensamento sistêmico, resume a necessidade de contar com a tecnologia para acompanhar o desenvolvimento da empresa e ter uma tomada de decisão mais assertiva.

Um dos sistemas mais utilizados é o ERP. Por meio dele, organiza-se todo o negócio em uma única plataforma, que conecta todas as áreas e fornece dados em tempo real.

Ao passo que facilita a organização empresarial, uma vez que todos os processos e informações estão interligados, as tarefas e resoluções de problemas se tornam muito mais simples e práticos de serem resolvidos.

Além de, com completa visibilidade e dados concretos sobre cada área, o gestor interfere nos temas mais sensíveis e ajusta a rota em tempo real, sem esperar que chegue a um estágio crítico.

Assim, a organização é crucial para o andamento de uma empresa, já que a organização fornece o combustível necessário para o crescimento sustentável e, pois uma empresa saudável e próspera só é possível sem qualquer tipo de desorganização.

Marcel Farto, CEO da ONCLICK, formado em Sistemas de Informação pela Unesp e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Fonte: Jornal Contábil