O que fazer quando o funcionário se recusa a fazer exame periódico?

0

Você sabe o que acontece quando o funcionário se recusa a fazer exame periódico?

Esse exame é fundamental para garantir a saúde do trabalhador. É uma obrigação da empresa e um direito do funcionário.

Ele garante que a empresa esteja cumprindo as normas de saúde e segurança do trabalho e, por consequência, que o empregado não adoeça em função de sua ocupação.

A Norma Regulamentadora nº 07 (NR-07) do Ministério do Trabalho e Emprego disciplina o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelecendo alguns exames médicos a que devem ser submetidos os empregados: o admissional, o periódico, o de retorno ao trabalho, o de mudança de função e o demissional.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é o exame periódico?

O exame médico periódico no trabalho deve ser realizado com todos os funcionários da empresa. O colaborador irá preencher uma ficha com doenças antigas e atuais e, também, passará por uma entrevista com um profissional de saúde.

Trata-se de uma exigência legal, sendo que a sua periodicidade irá depender do risco ocupacional que o trabalho oferece. Normalmente, o exame é realizado a cada dois anos, mas para certas funções insalubres ou de alto risco a periodicidade pode ser semestral. Os menores de idade e maiores de 45 ano, o exame deve ser anual. 

Esse exame pode diagnosticar, previamente, entre outros fatores, o risco do empregado contrair uma doença relacionada com o trabalho e, com isso, serem adotadas medidas para evitar o problema. 

Uma boa política de RH não é a de adotar o exame periódico apenas com o objetivo preservar a saúde e a segurança do trabalhador, para que a empresa se proteja no caso de uma ação judicial, mas como parte da filosofia da empresa em, de fato, valorizar o trabalhador. Além disso, se a empresa dá como benefício um plano de saúde, o exame periódico permite diagnosticar certas doenças precocemente e reduzir o custo do tratamento. 

O exame não pode ser realizado nas férias do trabalhador ou fora do seu horário de trabalho. A empresa é responsável pelos custos do exame, por isso, normalmente, ele é realizado dentro da própria organização.

Da mesma forma, são realizados exames médicos no momento da admissão e da demissão do funcionário, para verificar a sua condição de saúde.

O que fazer quando o funcionário se recusa a fazer o exame?

Muitas empresas e muitos trabalhadores desconhecem a importância do exame periódico.

Por isso, alguns empregadores têm dúvidas sobre o que acontece quando o funcionário se recusa a fazer exame periódico.

No entanto, o exame é um direito do trabalhador e uma segurança para a empresa, que deve estar atenta às condições de saúde e segurança que ela oferece.

A empresa que não realiza o exame médico periódico ou tem alguma pendência está sujeita a multas e autuação junto aos órgãos fiscalizadores.

Porém, quando o funcionário se recusa a fazer exame periódico, poderá incorrer em insubordinação, advertência, suspensão trabalhista e até mesmo demissão por justa causa. 

A NR-07 impõe a realização obrigatória dos exames previstos, não é dado ao empregado recusar submeter-se à avaliação médica periódica. Além disso, a Norma Regulamentadora nº 01 define  que cabe ao empregado submeter-se aos exames médicos previstos nas NR’s. Assim sendo, a recusa injustificada constitui ato faltoso.

Havendo recusa, no caso de atividade sem risco e não exposta à condição insalubre, é recomendável que o empregador faça um termo de responsabilidade e colher a assinatura do funcionário e de mais duas testemunhas. Para funções insalubres e de risco, a firme recusa deve ser objeto de penalização por parte do empregador, agravando a pena na reincidência do fato.

Contudo, é importante que a empresa informe corretamente os seus colaboradores, garantindo o entendimento de que o exame médico periódico é um direito do empregado em ter esse serviço prestado pela empresa e, ao mesmo tempo, uma obrigação do mesmo realizá-lo. 

 

Conteúdo original Alfredo Bottone

 

Start typing and press Enter to search