INSS: Benefício automático de R$ 1.045 será liberado este mês

Uma parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), autorizou a implementação automática de benefício social a partir do mês de setembro.

A medida também será direcionada aos aposentados e deficientes de baixa renda inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

Com o intuito de promover a simplicidade nos pagamentos daqueles segurados que ganharam ações judiciais, a autarquia afirmou em nota que, “[…] está focando nos benefícios assistenciais e tem trabalhado para fazer a interligação com os sistemas da Justiça. Esta primeira fase de interligação está prevista para setembro”.

Processos automáticos

Vários servidores do instituto estão integrados ao processo de atendimento e análise das demandas judiciais.

Contudo, diante da efetiva utilização de sistemas a concessão dos benefícios se tornou cada vez mais automatizada, ocasionando na redução do tempo gasto na verificação, além de amenizar e, até mesmo, eliminar, possíveis erros no suporte da demanda.

Conforme informado pela juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Peres, o magistrado estará apto a emitir uma ordem de implantação ou melhorias nos benefícios diretamente ligados ao INSS, visando o cumprimento do parecer pelo órgão federal.

Um processo que antes levaria meses para ser concluído, agora, irá demorar somente algumas horas.

É importante observar que, no início deste ano, aproximadamente 200 mil decisões judiciais se encontravam pendentes, aguardando o parecer do instituto, além do que, em diversos casos, os prazos já haviam expirado.

Agora, com a automatização do processo, a expectativa é para que os processos sejam mais ágeis e seguros.

Reabertura das agências

Novamente, a data de retorno às atividades presenciais nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi adiada, desta vez, para 14 de setembro.

Até lá, os canais de atendimento remoto continuam disponíveis, até mesmo após a volta à normalidade, uma vez que, as alternativas se mostraram viáveis na realização dos processos.

Portanto, os segurados e demais interessados nos serviços prestados pela autarquia, podem entrar em contato através do aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.

Por: Laura Alvarenga